21 de abr. de 2012

ATPC - ON LINE 23/04/2012 - ENSINO FUNDAMENTAL

Professores façam a Avaliação dos HTPCs no 1° bimestre.


As postagens deverão ser efetuadas até dia 25/04 às 23h00.


Após este horário serão computadas as ausências.


Objetivos: 
Aperfeiçoar  as reuniões e o espaço de formação continuada coletiva.

  • Pontos positivos:
  • Pontos negativos:
  • Temas abordados
  • Forma da abordagem
  • Sugestões:


Professores!
-Agradeço o comprometimento de todos.
-Foram muito carinhosos.
-Como educadores que somos o comprometimento, faz a diferença no desempenho das nossas funções.
-Melhorar o espaço pedagógico é o nosso objetivo.
-Todas as sugestões são pertinentes, levarei para a aprovação da  direção e dentro do possível serão acatadas.
Entender que como educadores, poderemos ajudar o nosso aluno a modificar o meio em que vive, é muito gratificante para nós.
Até o próximo ATPC on line que será no dia 28/05/2012
PC Mara

ATPC - ON LINE 23/04/2012 - GAME DE SUPERAÇÃO - ENSINO FUNDAMENTAL

Professores façam a avaliação dos HTPCs referente ao 1° bimestre.
Alessandra
 Adriano
 Luciana.
  • Pontos positivos 
  • Pontos negativos
  • Temas abordados
  • Forma de abordagem
  • Interação com os colegas
  • Sugestões

17 de abr. de 2012

HTPC ON LINE- 17/04


Sugestão de filme:
Público alvo: 7ª -  8ª e Ensino médio.
Gênero: Drama
Duração: 107 min.
Elenco: Paulo Vilhena, Caio Blat, Francisco Miguez, Gabriela Rocha, Fiuk, Denise Fraga, Zé Carlos Machado, Gabriel Illanes, Gustavo Machado
Compositor: Eduardo Bid
Roteiristas: Luiz Bolognesi, Gilberto Dimenstein, Heloisa Prieto
Direção: Laís Bodanzky
Cotação: ****
Exibido nas principais salas de cinema de São Paulo, o filme “As melhores coisas do Mundo” inspirou-se na série de livros “Mano” de Gilberto Dimenstein e Heloísa Pietro.
O filme retrata diversos problemas vivenciados por adolescentes de classe média, como a separação dos pais, o uso de drogas, a sexualidade e o atual “cyberbullying" – um tipo de constrangimento que adolescentes sofrem nas escolas por meio de celulares, blog’s etc...
Por se tratar de um tema bastante atual e muito discutido pelo autor do livro que deu origem ao filme, o jornalista e educador Gilberto Dimenstein conta em uma sabatina realizada pelo jornal “A folha de São Paulo”, que o filme avalia a questão da falta de ensinamento da ética nas escolas, as quais, em sua maioria, transmitem muito bem o conteúdo dos livros, porém os valores éticos de sociedade, como cidadania, respeito, entre outros, não são discutidos em salas de aula e isto acaba por refletir na formação dos estudantes que partem para a vida adulta sem ao menos ter tido contato com estas questões.
Fato este que é presenciado no filme em que o protagonista vive diversas situações onde suas ações exigem que ele tenha um questionamento e posicionamento diante das situações vividas.
"É uma maneira de discutir a ética, pois é disso que se trata o 'bullying'", disse Gilberto. "Tudo isso tem a ver com repetição de preconceitos, intolerância, dificuldade de entender o outro, opressão e violência. Essas coisas, que são problemas cada vez mais comuns nas grandes cidades, repetem-se no microcosmo da escola. E é importante se discutir isso tudo".
Assistir a este filme trará não só uma nova perspectiva para o olhar de nossos alunos, mas também nos ajudará, como professores, a reciclar e perceber as atitudes dos alunos enquanto estão presentes nas salas de aula.
Por Rafael Silva Banti
Instituto Aprenda.bio – Comunicação e Tecnologias Educacionais
Sugestões de Atividades: 
Análise do filme:
1- Debate em sala de aula sobre os principais assuntos abordados no filme.
2- Ficha técnica do filme.
3- Relatórios com análises de: cenário, cores, trilha sonora etc.

Professores: 
Deixem as suas sugestões de filmes que abrangem  as  diversas problemáticas vivenciadas no ambiente escolar e sugestões de atividades.
Aguardo

abraços
PC Mara

12 de abr. de 2012

CRONOGRAMA DE ENCERRAMENTO DO 1ºBIMESTRE


     FEVEREIRO
01-   Início das aulas
20- Suspensão das aulas
21- Feriado de Carnaval
22- Horário administrativo

MARÇO

7-8-9- Planejamento
28-29-30-Suspensão de aulas(chuva) deixar em branco (aulas previstas e não dadas) serão  repostas nos dias: 18/08( Folclore)29/09(AtvPrimavera)15/12( Formatura) respectivamente.

ABRIL

6- Feriado
30- Reunião Pedagógica
Obs:
 30/04 até 07/05- Digitação das notas.
        ** Alunos que entraram até 10/04 serão avaliados, após esta data virão avaliados pela escola de origem.--

9 de abr. de 2012

HTPC ON LINE - 10/04/2012. A atividade deverá ser postada até às 23h00

HTPC-09/04/2012

Pauta:
·         Avaliação formativa
·         Interação entre os professores:
·          Por área.
·         Game de Superação
·         Recuperação Contínua - Professor auxiliar e professores da sala.

Avaliar para formar
Especialista francês sugere que professores troquem "falsas medidas" por "avaliação formativa" da aprendizagem. Ao avaliar seus alunos, boa parte dos professores parece ter se rendido à burocracia do sistema educacional. Aplicam provas e solicitam trabalhos, em muitos casos, apenas em virtude da exigência de que um número ou conceito seja associado ao desempenho de cada estudante ao final de um período letivo. O francês Charles Hadji prefere valorizar outro modelo de avaliação, que chama de "formativa", voltada para o conhecimento mais aprofundado de cada aluno e, por conseqüência, para a melhoria da aprendizagem. Doutor em filosofia, ele trabalhou durante toda a carreira com a formação de professores. Autor de diversos livros sobre práticas de avaliação e processos de aprendizagem. Segundo o autor a Avaliação é complexa, temos que ver o todo e não as partes, avaliar é medir, pesar, somar, multiplicar e dividir - Veja que “tirar” não faz parte dessa matemática, avaliando assim o professor conseguirá visualizar as habilidades de cada aluno.
Charles Hadji