22 de ago. de 2013

ATPC - 22/08/2013

INDISCIPLINA

Uma das questões mais discutidas no âmbito escolar está ligada à indisciplina, essa constantemente gera muita polêmica, as causas são inúmeras e dificilmente se chega a uma conclusão.

Nesse sentido, o primeiro passo a ser traçado é a realização de uma análise no “embrião” do problema, ou seja, na origem da questão, é partir daí que se conhece os motivos que levam os indivíduos a comportar de forma indisciplinada.

Antes de julgar o comportamento de alguns é preciso verificar a realidade da escola, da família, o psicológico, o social, além de muitos outros.

As manifestações de indisciplina, muitas vezes, podem ser vistas como uma forma de se mostrar para o mundo, mostrar sua existência, em muitos casos o indivíduo tem somente a intenção de ser ouvido por alguém, então para muitos alunos indisciplinados a rebeldia é uma forma de expressão.

Muitas escolas não oferecem espaços adequados para a prática de esportes, para brincar ou correr nos intervalos. Diante disso, o espaço escolar fica limitado somente à sala de aula, como crianças e adolescentes detêm muita energia, a falta de locais para “gastar” essa energia conduz à indisciplina.

Outro aspecto de grande relevância é a família, problemas de diversas ordens podem acarretar na indisciplina escolar, talvez esse aluno conviva em um lar desestruturado onde os pais não se respeitam e assim reproduzem o que presencia em casa na escola.

Além disso, problemas psicológicos e sociais atingem diretamente o rendimento escolar, mais precisamente no fenômeno da indisciplina que se tornou, nos últimos anos, um dos principais problemas da educação no Brasil.

A indisciplina cresce constantemente, produto de uma sociedade na qual os valores humanos tais como o respeito, o amor, a compreensão, a fraternidade, a valorização da família e diversos outros foram ignorados.
Por Eduardo de Freitas
Equipe Brasil Escola
1 - Após a leitura do texto  faça uma reflexão sobre o tema e uma analogia com a nossa escola.
Aguardo
abraços 
Maria

4 comentários:

  1. Primeiramente precisamos deixar de procurar os culpados da vilã indisciplina, pois não vamos chegar a lugar algum dessa forma.
    A indisciplina deveria ser compreendida na sua complexidade, entendendo-se ,em cada caso, a soma de fatores sociais, afetivos, pedagógicos e relacionais.
    O desafio poderia ser enfrentado na parceria responsável entre famílias e escolas.
    A cooperação entre pais e educadores é indispensável para a reestruturação da vida estudantil.
    Conclui-se que a indisciplina é um problema de todos nós.

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  2. - Este tema indisciplina é contante hoje nas escolas. O grande desafio nosso como educadores é ensinar quem não quer aprender, aqueles que vem para a escola para tumultuar, bagunçar e atrapalhar o bom andamento das aulas.
    - Eu planejo a minha aula, leio o conteúdo antes, preparo algumas séries de exercícios para dar após a explicação da teoria, mas muitas vezes a indisciplina de alguns alunos não permitem que as aulas sigam, pois temos que parar para ensinar valores. Sabemos que a indisciplina é comum em todas as escolas, conversamos com colegas de outras escolas, e o problema é geral.
    - Não sabemos o que fazer, as teorias nos ensinam mas realizá-las na pratica é difícil. Temos um ECA que favorece o aluno e ele sabe disso e o usa a seu favor.

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  3. Concordo com as palavras do autor que a indisciplina não é um caso isolado de uma única escola e que por trás da indisciplina há vários fatores e que não devemos julgar se não conhecermos os motivos que levam os indivíduos a se comportar de forma indisciplinada que a desordem é uma maneira do aluno pedir socorro de alguma coisa que não esta bem. Vejo que muitos alunos não têm nem o que comer em casa. E muitas vezes nós como escola não oferecemos outras atividades sem ser o espaço limitado na sala de aula, não julgo a escola, mais sim a falta de recursos. Os recursos que se tem na escola não atraem atenção dos alunos, principalmente porque estamos na era digital.

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  4. A indisciplina infelizmente é um fator constante nas escolas , e não é em uma , mas em todas, eles querem aulas diferenciadas e quando nos colocamos a disposição para fazer o que eles pedem não temos nenhum resultado, as vezes paro pra pensar " como será a vida dessas crianças daqui a alguns anos" se eles não querem, " se recusam "a fazer as atividades , não querem fazer nada a não ser desordem e brincadeiras. Temos que descobrir como chegar até elas e fazer elas entenderem que estamos ali para ajuda-los e não puni-los. Eu ainda acredito que vamos conseguir chegar até eles, pois o dia em que eu não acreditar esta na hora de mudar minha profissão. Eu acredito na educação e amo o que faço, com todos os defeitos e virtudes.

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