21 de fev. de 2013

1 de fev. de 2013

ATPC 07/02/2013

Professores: Após a leitura do texto abaixo, elencar as  competências e habilidades que fazem parte da Aprendizagem Significativa.
Boa leitura e compreensão.
PC Mara

O ensino no Brasil, apesar de tantas inovações tecnológicas levadas à sala de aula, ainda centra-se na aquisição de conteúdos. É o professor o centro do processo de ensino-aprendizagem. 
     Eis o paradigma que ainda norteia o processo ensino-aprendizagem em nossas escolas:o professor é colocado na posição daquele que "possui" o conhecimento e sua tarefa é "transmiti-lo" aos alunos. Embora já faça parte do discurso escolar de que não se aprende apenas na escola, a prática pedagógica revela a crença presente no interior das instituições escolares de que a aquisição de conhecimentos válidos  passa pela somente pela escolaridade.
      Será que isso basta para atender as necessidades da sociedade atual e também do aluno que nela vive?.
Competências/Habilidades
·         As competências/habilidades são inseparáveis da ação, mas exigem domínio de conhecimentos;
·         Competências se constituem num conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões que habilitam alguém para vários desempenhos da vida;
·         Habilidades se ligam a atributos relacionados não apenas ao saber-conhecer mas ao saber-fazer, saber-conviver e ao saber-ser;
·         As competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades, emprego de atitudes, adequadas à realização de tarefas e conhecimentos;
Algumas Competências/Habilidades:
Respeitar as identidades e as diferenças;
Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação;
Inter-relacionar pensamentos, idéias e conceitos;
Desenvolver o pensamento crítico e flexível e a autonomia intelectual;
Adquirir, avaliar e transmitir informações;
Compreender os princípios das tecnologias e suas relações integradoras;
Entender e ampliar fundamentos científicos e tecnológicos;
Desenvolver a criatividade;
Saber conviver em grupo;
Aprender a aprender
·         Observância às competências propostas.
O que é interdisciplinaridade? O que é contextualização?
·         Os conteúdos intercruzados e aqueles unificadores de temas constituem a mola mestra da interdisciplinaridade.
·         O interrelacionamento entre os conteúdos das disciplinas configura a interdisciplinaridade.
·         Os conteúdos impregnados da(s) realidade(s) do aluno demarcam o significado pedagógico da contextualização.
·         A contextualização imprime significados e relevância aos conteúdos escolares.
·         A interdisciplinaridade explicita conteúdos contextualizados
     As  competências – que articulam conhecimentos, habilidades, procedimentos, valores e atitudes – indicam uma ruptura com ações e comportamentos que colocam a repetição e a padronização como marcos característicos da conduta escolar  e, para, além disso, consubstanciam a necessidade de um novo modelo pedagógico.
  

  Nessa perspectiva, outro fator importante que necessita mudar é a Avaliação.
·         Predomínio dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do processo sobre os circunstanciais (testes e provas).
·         Inclusão da reorientação de estudos para os alunos com dificuldades de aprendizagem.
·         Acompanhamento processual a respeito do desenvolvimento do educando.
·         Predominância dos aspectos formativos sobre os somativos.
   Revista Escola