Os objetivos na construção dessa ferramenta de aprendizado, é de produção do conhecimento, propiciando aos envolvidos diretamente com a unidade escolar, um espaço de troca de experiências e ações pedagógicas bem sucedidas, que sinalizam para a melhoria da qualidade na educação e na formação inicial do professor.Socializar as Orientações Técnicas oferecidas pelo Núcleo Pedagógico, fortalecendo a interação entre os professores.
21 de fev. de 2013
12 de fev. de 2013
1 de fev. de 2013
ATPC 07/02/2013
Professores: Após a leitura do texto abaixo, elencar as competências e habilidades que fazem parte da Aprendizagem Significativa.
Boa leitura e compreensão.
PC Mara
O ensino no Brasil, apesar de tantas inovações tecnológicas levadas à sala de aula, ainda centra-se na aquisição de conteúdos. É o professor o centro do processo de ensino-aprendizagem.
Eis o paradigma que ainda norteia o processo ensino-aprendizagem em nossas escolas:o professor é colocado na posição daquele que "possui" o conhecimento e sua tarefa é "transmiti-lo" aos alunos. Embora já faça parte do discurso escolar de que não se aprende apenas na escola, a prática pedagógica revela a crença presente no interior das instituições escolares de que a aquisição de conhecimentos válidos passa pela somente pela escolaridade.
Será que isso basta para atender as necessidades da sociedade atual e também do aluno que nela vive?.
Competências/Habilidades
· As competências/habilidades são inseparáveis da ação, mas exigem domínio de conhecimentos;
· Competências se constituem num conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões que habilitam alguém para vários desempenhos da vida;
· Habilidades se ligam a atributos relacionados não apenas ao saber-conhecer mas ao saber-fazer, saber-conviver e ao saber-ser;
· As competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades, emprego de atitudes, adequadas à realização de tarefas e conhecimentos;
Algumas Competências/Habilidades:
Respeitar as identidades e as diferenças;
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Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação;
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Inter-relacionar pensamentos, idéias e conceitos;
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Desenvolver o pensamento crítico e flexível e a autonomia intelectual;
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Adquirir, avaliar e transmitir informações;
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Compreender os princípios das tecnologias e suas relações integradoras;
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Entender e ampliar fundamentos científicos e tecnológicos;
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Desenvolver a criatividade;
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Saber conviver em grupo;
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Aprender a aprender
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· Observância às competências propostas.
O que é interdisciplinaridade? O que é contextualização?
O que é interdisciplinaridade? O que é contextualização?
· Os conteúdos intercruzados e aqueles unificadores de temas constituem a mola mestra da interdisciplinaridade.
· O interrelacionamento entre os conteúdos das disciplinas configura a interdisciplinaridade.
· Os conteúdos impregnados da(s) realidade(s) do aluno demarcam o significado pedagógico da contextualização.
· A contextualização imprime significados e relevância aos conteúdos escolares.
· A interdisciplinaridade explicita conteúdos contextualizados
As competências – que articulam conhecimentos, habilidades, procedimentos, valores e atitudes – indicam uma ruptura com ações e comportamentos que colocam a repetição e a padronização como marcos característicos da conduta escolar e, para, além disso, consubstanciam a necessidade de um novo modelo pedagógico.
Nessa perspectiva, outro fator importante que necessita mudar é a Avaliação.
Nessa perspectiva, outro fator importante que necessita mudar é a Avaliação.
· Predomínio dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do processo sobre os circunstanciais (testes e provas).
· Inclusão da reorientação de estudos para os alunos com dificuldades de aprendizagem.
· Acompanhamento processual a respeito do desenvolvimento do educando.
· Predominância dos aspectos formativos sobre os somativos.
Revista Escola
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